A máscara para pintura eletrostática é um EPI fundamental para colorir qualquer tipo de objeto, independentemente do seu tamanho.
Não usá-la coloca em risco a segurança e o bem-estar do operador que executa a pintura.
E para te ajudar a entender melhor quais são os riscos de não usar a máscara para pintura eletrostática e quais os tipos de máscara temos disponíveis hoje no mercado para sua proteção, preparamos esse artigo completo sobre o tema.
Siga a leitura conosco!
Tinta eletrostática faz mal à saúde?
Não, a tinta eletrostática não faz mal à saúde.
Quando falamos em tinta para pintura eletrostática, estamos falando da tinta em pó, que se diferencia da tinta líquida por conta da utilização de solvente.
Ou seja, a tinta para pintura líquida precisa ser dissolvida, enquanto a tinta para pintura eletrostática dispensa o diluído em solvente e por não passar por esse processo ela causa menos riscos à saúde do pintor e ao meio ambiente.
Por que usar máscara para pintura eletrostática?
Usar máscara para pintura eletrostática é importante porque impede que vapores orgânicos e pequenas partículas de tinta em pó entrem no sistema respiratório do operador.
Isso porque a máscara para pintura eletrostática é um EPI fundamental para esse tipo de pintura, geralmente cobrindo todo o rosto do pintor que entra na cabine de pintura eletrostática para realizar o processo.
Assim, a máscara filtra qualquer vapor ou vestígio de tinta que possa ser nocivo para o ar ficar seguro.
Então, caso você comece a sentir o cheiro ou o gosto da tinta através da sua máscara, pare imediatamente o processo porque ela pode estar mal ajustada.
Quais os tipos de máscaras para pintura eletrostática?
Na sequência, apresentamos os tipos de máscaras para pintura eletrostática. Confira!
Máscaras respiratórias de pressão negativa ou positiva
Esse tipo de máscara para pintura eletrostática faz com que o suprimento de ar que você respira seja automatizado ou natural.
Com a máscara de pressão negativa você cria o seu próprio fluxo de ar respirando um ar natural filtrado.
Já com a máscara de pressão positiva você tem um soprador ou suplemento de ar separado que cria um ar limpo.
Esses modelos de máscaras estão disponíveis no mercado como máscaras faciais inteiras, meia-face, descartáveis e reutilizáveis.
Máscara Respiratória Semifacial
A máscara respiratória semifacial cobre a metade do rosto do operador, principalmente a boca e o nariz.
Nela há uma alça que circunda a parte de trás da cabeça do operador, oferecendo mais conforto para ele enquanto a usa.
Ao adotar esse modelo para fazer a pintura eletrostática, você precisa de outro EPI para o rosto: o óculos de segurança, para proteger os seus olhos.
Máscara respiratória facial completa
A máscara respiratória facial completa cobre todo o rosto do operador, desde a boca, o nariz e os olhos, assim, a visão e todo o sistema respiratório ficam protegidos.
A única desvantagem desta máscara é que é comum que forme um vapor quando ela é usada por um longo período.
Justamente por isso elas costumam ser equipadas com uma válvula de fluxo frio que libera toda a umidade acumulada, para que o operador consiga enxergar com mais clareza.
Máscara Respiradora Purificadora de Ar
Este modelo de máscara tem o poder de filtrar qualquer partícula de poeira ou produtos químicos que estão no ar ao seu redor.
A máscara respiratória purificadora de ar geralmente é equipada com filtros de ar particular e de alta eficiência para ajudar a filtrar melhor as partículas de poeira.
Porém, o seu funcionamento só é possível se você usar a máscara corretamente e com o cartucho certo.
Máscara de respirador purificador de ar motorizado
Por fim, temos essa máscara para pintura eletrostática que funciona por meio do ar filtrado através de cartuchos e que bombeia o ar filtrado para sua máscara graças a um pacote que é usado nas costas.
Para operadores que têm barba, esse modelo garante ainda mais proteção e conforto.
Qual o tipo de máscara para pintura eletrostática mais recomendado?
O tipo de máscara para pintura eletrostática mais recomendado é a máscara facial completa, pois ela protege todo o rosto do operador.
Entretanto, essa escolha depende do nível específico de proteção que você precisa e dos elementos que você irá se envolver.
Por exemplo, caso você se exponha a fumaça, poeiras ou algum tipo de substância tóxica durante esse processo, você pode escolher por uma meia máscara.
Mas se você é um profissional que precisa de proteção completa, inclusive para os seus olhos, o mais indicado é que você use uma máscara facial completa.
Como usar máscara para pintura eletrostática corretamente?
- fixe a máscara para pintura eletrostática sob o queixo;
- prenda a alça superior no topo da sua cabeça;
- prenda a alça inferior em seu pescoço;
- ajuste a peça no rosto até ficar confortável.
Quais os cuidados que devo ter ao manusear tinta eletrostática?
O primeiro cuidado que ressaltamos ao manusear a tinta eletrostática é garantir que o operador está devidamente aterrado.
Caso não esteja, existe o risco da tinta voltar para o operador ao invés de ser atraída para o alvo.
Para evitar que a tinta seja atraída para o operador, você deve:
- usar sapatos com sola de couro e evitar sapatos isolados ou de borracha;
- evitar usar luvas e caso use, garanta que a palma da mão e do dedo do gatilho estejam cortados para criar contato direto da pele com a pistola de pintura eletrostática;
- garantir que o chão da cabine de pintura eletrostática esteja limpo e seco.
Lembre-se sempre que se tudo não estiver aterrado corretamente, existe o risco de acontecer um choque elétrico e que esse choques podem causar queimaduras e até mesmo a morte.
Conclusão
Agora você já sabe que a máscara para pintura electrostática é um EPI fundamental para impedir que vapores orgânicos e pequenas partículas de tinta em pó entre no sistema respiratório do operador.
Além do mais, já sabe quais são os principais tipos disponíveis destas máscaras no mercado e como usá-las.
E lembre-se que para ter as melhores tintas e uma diversidade de cores para fazer o seu projeto de pintura eletrostática, a Inat Tintas está aqui!