Para que serve a tinta epóxi? Saiba como e onde usá-la!

A tinta epóxi se tornou popular nos últimos tempos por conta da sua durabilidade e alta resistência. Mas afinal, para que serve tinta epóxi?

Para a construção civil, as características e benefícios desta tinta são nenhuma novidade, tanto é que seu uso é comum neste setor, principalmente para a pintura de pisos.

E para ajudar você a entender melhor para que serve tinta epóxi, como funciona esse revestimento, suas vantagens, desvantagens e como usá-la na prática, preparamos esse artigo com todas essas respostas.

Então, siga a leitura conosco e entenda para que serve tinta epóxi!

O que é tinta epóxi?

A tinta epóxi é um revestimento composto pela resina epóxi e o endurecedor, que misturados formam um composto químico resistente e durável.

Isso ocorre porque quando a tinta epóxi seca na superfície, ela forma uma camada resistente e sólida, com o poder de suportar cargas elevadas e resistir a inúmeros tipos de agressão, sendo considerada praticamente indestrutível.

Justamente por essas características que conseguimos responder para que serve tinta epóxi, pois ela é usada em ambientes industriais, residenciais e comerciais, além de ser fácil de higienizar, sendo perfeita para outros ambientes que exigem uma limpeza com mais frequência, como hospitais, cozinhas e laboratórios.

Leia também: Descubra as vantagens e como usar a tinta epóxi spray

Para que serve tinta epóxi?

A tinta epóxi é um tipo de tinta que serve para pintar ambientes como:

  • pisos;
  • hospitais e laboratórios;
  • cozinhas;
  • banheiros;
  • garagens e estacionamentos;
  • fábricas;
  • indústrias.

Quais as vantagens da tinta epóxi?

As vantagens da tinta epóxi são:

  • alta resistência a impactos, abrasão e produtos químicos;
  • vida longa útil e grande resistência a desgastes;
  • sua superfície lisa torna a higienização do lugar mais fácil;
  • não acumula bactérias ou sujeiras;
  • deixa o ambiente uniforme, brilhante e elegante;
  • tem uma ampla gama de acabamentos e cores;
  • é possível aplicar em vários tipos de superfícies, como madeira, concreto, cerâmica e metal;
  • tem um bom custo-benefício, pois é um revestimento de baixa manutenção e que dura anos;
  • alguns tipos de tinta epóxi retardam chamas ou são resistentes ao fogo.

Conhecendo as vantagens deste revestimento, fica mais fácil entender para que serve tinta epóxi!

Quais as desvantagens da tinta epóxi?

As desvantagens da tinta epóxi são:

  • cheiro forte;
  • no estado líquido ela pode ser tóxica, exigindo uso de material de proteção, como máscara, luvas, óculos, blusa de manga longa e calça comprida;
  • algumas marcas não permitem sua aplicação em áreas externas;
  • seu preparo é um pouco complicado e caso a dosagem dos dois componentes seja feita errada, a tinta não cura.

Como usar tinta epóxi?

Abaixo, ensinamos você a como usar esse revestimento, agora que você já sabe para que serve tinta epóxi e onde aplicá-la. Confira!

Prepare a superfície

O primeiro passo de como usar tinta epóxi envolve limpar, secar e deixar fosca à superfície que você quer colorir.

Essa parte é extremamente fundamental porque se tiver algum resquício de gordura, poeira, sabão ou mofo, a tinta não consegue fixar na superfície.

Então, higienize a superfície com detergente neutro diluído em água e depois passe uma lixa 360 ou 400.

Após lixar a área, com um pano seco e limpo, remova todo o pó que o lixamento gerou.

Utilize ferramentas corretas

Usar as ferramentas corretas deixará o seu acabamento do jeito que você sonha, então, caso você  faça esse procedimento manual, use um rolo ou pincel de lã de carneiro ou uma pistola de tinta ou compressor.

Saiba quantas demão aplicar

O terceiro passo envolve saber quantas demão de tinta epóxi aplicar.

É comum que esse revestimento exija uma ou duas demãos de tinta para o acabamento ficar da cor que você espera.

Mas essa quantidade pode variar de uma marca de tinta para outra, portanto, leia sempre a embalagem da tinta ou o boletim técnico do fabricante para ter certeza de quantas demãos você deve aplicar.

Respeite o tempo de secagem

O tempo de secagem da tinta epóxi costuma ser de uma hora e meia.

Mas ressaltamos que o tempo de secagem do revestimento pode ser influenciado pela temperatura e pela umidade relativa do ar.

No mais, alertamos que após a secagem da tinta você não deve fazer retoques isolados, pois isso pode deixar o acabamento diferente nessas áreas de retoques isolados.

Descarte o material corretamente

Por fim, após realizar o seu processo de pintura com esse tipo de tinta, é hora de descartar o material corretamente.

O primeiro ponto em relação ao descarte correto da tinta epóxi é que você nunca deve jogar no ralo da sua cozinha ou do seu banheiro, pois ela pode estragar o encanamento causando entupimentos e futuros problemas.

E pode ficar pior, pois a resina epóxi é um poluente marítimo que não é biodegradável e contém bisfenol A (BPA), um componente químico capaz de causar sérios problemas ao sistema endócrino em  invertebrados aquáticos e peixes.

Portanto, já que não estamos falando de um produto reciclável, o descarte da tinta epóxi deve ser feito enviando elas para o descarte de produtos tóxicos da sua cidade.

Se esse serviço não existir no local em que você mora, faça contato com a prefeitura para ver se eles têm registros de empresas que fazem o descarte da tinta epóxi.

Caso você não encontre nenhuma empresa que faça esse descarte de resíduos tóxicos, a nossa sugestão é que você coloque a tinta epóxi que sobrou para secar  – um processo que pode levar 72 horas.

Uma vez que ela está seca, ela é considerada inerte e não libera produtos químicos, ou seja, não causa nenhum dano como causaria se ela estivesse no seu formato líquido.

Assim você pode jogá-la no lixo comum da sua casa, como no lixo de comida.

Está com um projeto de pintura eletrostática em mãos? Conte com os produtos de alta qualidade da Inat Tintas. Conheça o nosso catálogo. 

Conclusão

Agora você já sabe para que serve tinta epóxi e que esse revestimento é composto pela resina epóxi e o endurecedor, que misturados formam um composto químico resistente e durável.

Justamente por isso ela é comum de ser aplicada em:

  • pisos;
  • hospitais e laboratórios;
  • cozinhas;
  • banheiros;
  • garagens e estacionamentos;
  • fábricas;
  • indústrias.

Embora ela tenha algumas vantagens, como alta resistência a impactos, abrasão e produtos químicos, ela também apresenta algumas desvantagens, como um cheiro forte e toxicidade no estado líquido, exigindo o uso de materiais de proteção ao aplicá-la.

No mais, caso você tenha a intenção de colorir alguma região com essa tinta, salve esse artigo e siga o passo a passo que indicamos para não ter erro no seu acabamento!

Últimos artigos

Precisa de ajuda?