Pintura eletrostática a pó

Pintura Eletrostática a pó: o que é e como funciona

Quando surge a necessidade de passar uma mão de tinta em objetos de metal, como aço inox, aço carbono ou alumínio, a indicação é recorrer à pintura eletrostática. E com isso, logo vem a dúvida: o que é pintura eletrostática?

A tinta eletrostática em pó é usada frequentemente por fabricantes de produtos e máquinas. A pintura eletrostática é uma técnica de pintura que entrega um acabamento perfeito, mais duradouro e que fixa a tinta por meio de cargas elétricas.

Para saber exatamente como isso acontece, preparamos esse artigo completo em que explicamos a você o que é pintura eletrostática, como ela funciona, qual a sua diferença para a pintura padrão, onde usá-la, suas vantagens e muito mais.

Siga a leitura conosco para ficar por dentro de tudo sobre essa técnica!

O que é a pintura eletrostática?

A pintura eletrostática é uma pintura que fixa a tinta por meio de cargas elétricas, sendo ideal para superfícies metálicas, como portões de aço.

E, sempre que surge a dúvida de o que é pintura eletrostática, destacamos que esse método deve sempre ser usado em superfícies de objetos que tenham cargas elétricas e metálicas.

A pintura eletrostática é feita com uma tinta em pó, que é dividida em três tipos: poliéster, epóxi e híbrido.

A poliéster é um tipo que raramente fica amarelada com o tempo e tem uma excelente aderência.

A epóxi se destaca por ter uma enorme resistência à corrosão.

Já o tipo híbrido combina as características da poliéster e da epóxi, ou seja, raramente amarela e é resistente à corrosão.

Um ponto muito positivo dessa tinta, independentemente de seu tipo, é que ela é completamente ecológica, por não ter solvente, além de ser de fácil aplicação, conforme explicaremos na sequência.

Como a pintura eletrostática a pó funciona?

A pintura eletrostática funciona com uma pistola especial de pintura, com um compartimento para inserir o pó que é esguichado para fora da pistola com cargas positivas e negativas.

Assim, a superfície em que a tinta é aplicada fica carregada eletricamente com as cargas que são opostas as cargas da tinta.

Justamente por isso, quando explicamos o que é pintura eletrostática e como ela funciona, destacamos que é essencial que ela seja feita por profissionais, de preferência em um local industrial.

Portanto, amadores de pintura devem evitar explorar esse tipo de tinta, por conta da pistola especial de pintura que ela exige e do pó carregado eletricamente que ela solta.

No mais, após o pó esguichado pela pistola encontrar a superfície que está sendo aplicado, acontece a atração entre as cargas opostas, que é o que faz as tintas ficarem fixas no objeto.

Na sequência, o objeto pintado deve ser levado para uma estufa, na qual a sua superfície ganhará uma uniformidade, pois a tinta em pós irá se fundir a ela.

Diferença entre a pintura padrão e a eletrostática

A diferença entre a pintura padrão e a eletrostática está na atração magnética que ocorre entre a tinta e a superfície do metal, isso no caso da pintura eletrostática.

Enquanto nas pinturas padrões, a tinta dos pulverizadores se deslocam exatamente para onde a pistola de pintura está sendo direcionada. 

Isso leva ao excesso de pulverização e dificulta a produção de um revestimento uniforme.

E outra forma de esclarecer o que é pintura eletrostática é entendendo que durante o seu processo, diferente das pinturas padrões, acontece um movimento em que toda tinta é pulverizada.

Na sequência, a tinta pulverizada é autopropelida rumo ao metal, por meio da atração magnética, diminuindo todo o excesso de pulverização e de irregularidades do revestimento.

Onde posso utilizar a pintura eletrostática ?

A pintura eletrostática pode ser utilizada em produtos que fiquem em áreas internas e externas pois tem excelente resistência a intempéries.

Itens frequentemente pintados com tinta eletrostática incluem:

  • mesas;
  • cadeiras;
  • grades;
  • portões;
  • escadas em espiral;
  • janelas;
  • molduras para portas;
  • bicicletas;
  • rodas;
  • acessórios automotivos;
  • superfícies de metal em geral

Quanto tempo dura pintura eletrostática a pó?

A pintura eletrostática a pó dura mais de cinco anos.

E o melhor de tudo é que sua duração se mantém ao longo de todo esse período com um acabamento uniforme, sem gotejamento ou bolhas, sempre liso e sem manchas.

Quanto custa a pintura eletrostática a pó?

A pintura eletrostática pó geralmente custa entre R$15,00 até R$100,00 por metro quadrado do objeto da aplicação.

Não é à toa que o preço acessível também é considerado uma das vantagens deste acabamento.

Porém, ao procurar por um profissional para fazer essa pintura, é fundamental que você não considere apenas os valores.

A primeira coisa que você deve considerar é se essa empresa é autorizada a fazer esse tipo de pintura e se ela tem os equipamentos apropriados, se conhece bem as técnicas e se os seus profissionais estão preparados para o projeto. Pergunte a marca e o tipo da tinta a ser utilizada, cuidado para não utilizar tintas reprecessadas que não oferecem uma boa resistência.

Outro ponto que você deve certificar é o acabamento de brilho e textura. As opções variam: 

  • fosco;
  • brilhante;
  • semibrilho;
  • semifosco;
  • liso;
  • microtexturizado;
  • texturizado.

Além disso, analise se a empresa responsável pela pintura eletrostática a pó irá tratar o seu objeto antes de aplicar este tipo de pintura e se esse processo  é ecologicamente correto. 

Quais as vantagens da pintura eletrostática?

As vantagens da pintura eletrostática vão desde a alta proteção superficial, até o acabamento durável e grande resistência a impactos, corrosões e raios UV. 

E após ajudar você a entender exatamente o que é pintura eletrostática, vamos te ajudar a ficar por dentro de cada vantagem dela. Acompanhe na sequência!

Alta proteção superficial

A alta proteção da pintura eletrostática cria uma base que não é porosa e é fácil de manter a higienização.

E no processo de limpeza, ela permite que sejam usados a maioria dos produtos de higienização comuns, sem que a pintura seja danificada.

Acabamento e aspecto visual durável

O acabamento da pintura eletrostática é sempre uniforme, sem manchas, bolhas ou gotejamento, estendendo assim a vida útil dos materiais, pois os dá um aspecto de novos mais uma vez.

Além disso, protegem os objetos de deterioração e ferrugem, com uma durabilidade de mais de cinco anos.

Grande resistência a impactos

A atração das cargas elétricas neste tipo de tinta e no material em que ela é aplicada, faz com que a tinta fique muito bem fixada.

Logo, isso torna a pintura muito mais duradoura do que a pintura padrão, a deixando resistente a impactos.

Resistência à corrosão

A pintura eletrostática feita com a tinta epóxi tem alta resistência à corrosão, o que diminui os valores gastos com manutenção corretiva e dá uma vida mais longa ao material.

Além disso, o aumento da durabilidade à corrosão também acontece por conta da resistência química e mecânica que essa modalidade de pintura apresenta.

Resistência a raios UV

A resistência da pintura eletrostática a raios UV fazem ela ser a preferida de  indústrias da construção civil, automotiva e de eletrodomésticos.

Excelente flexibilidade

A flexibilidade da pintura eletrostática a torna ideal para cobrir áreas de difícil acesso de um objeto.

Secagem rápida

O tempo de secagem dessa tinta é rápido, acontecendo dentro de lgumas horas.

Logo, ela une em si os benefícios da secagem rápida, melhor acabamento e mais durabilidade.

Como é o processo de pintura? Como aplicar?

O processo de pintura, conforme você viu quando explicamos o que é pintura eletrostática, consiste em usar uma pistola de pintura especial, de ar assistido, e um pulverizador HVLP.

Assim, são usados íons carregados positivamente ligados a partículas atomizadas, que gravitam em um metal aterrado, que tem a sua carga negativa.

Essa carga se une e gruda nas partículas que são coloridas no material e o espalha uniformemente.

Conforme deixam o bico de pulverização em um campo elétrico, essas moléculas de tinta são carregadas positivamente, sendo direcionadas para a carga negativa da superfície metálica.

Por fim, as moléculas de tinta passam por uma atração pela carga mais alta, levando as gotas pulverizadas a irem automaticamente para área sem tinta, formando uma superfície uniforme.

Dicas para aplicar pintura eletrostática a pó

Abaixo separamos algumas dicas fundamentais para aplicar pintura eletrostática pó. Confira!

  • É essencial que você use equipamentos de segurança, pois os equipamentos operam com até 100.000 volts e ionizam até 9,0 m²  ao redor do pintor.
  • Todos os equipamentos da pintura eletrostática pó devem ser  manipulados por operadores treinados.
  • Sempre faça a manutenção dos equipamentos e, se achar necessário, troque as peças para que não corra o risco de pegar fogo na parte interna da cabine e causar danos físicos ao operador. 
  • Verifique se a plataforma de operação está bem aterrada.
  • Use fio de 4,0 mm de bitola no aterramento, pois essa é a indicação da NBR 5410.
  • Para que a descarga da carga estática seja direcionada automaticamente para a terra, faça o aterramento de todo o sistema de pintura.
  • Seja para pistola ou para braceletes, o operador também precisa estar com equipamento de aterramento.

Para ter os melhores produtos para o seu projeto de pintura eletrostática a pó, conheça agora mesmo o catálogo da InaTintas. 

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te esclarecer o que é pintura eletrostática.

E como você viu, ela nada mais é do que uma pintura que fixa a tinta por meio de cargas elétricas, sendo ideal para superfícies metálicas, como portões de aço.

Na prática, a pintura eletrostática é é feita por meio de uma pistola especial, com um compartimento para inserir o pó que é esguichado para fora da pistola com cargas positivas e negativas.

Desta maneira, a superfície em que a tinta é aplicada fica carregada eletricamente com as cargas que são opostas as cargas da tinta.

Então, quando o pó esguichado pela pistola encontra a superfície que está sendo aplicada, acontece o que movimentação de atração entre as cargas opostas, o que leva as tintas a conflito fixas no material.

Últimos artigos

Precisa de ajuda?